O surgimento do Jornal
Segundo alguns historiadores o jornal surgiu na antiguidade, os babilônios mantinham pessoas encarregadas de escrever os acontecimentos principais do dia a dia.
Mas nada se compara ao que foi feito pelo povo romano, que com frequência usavam a comunicação em murais para informar as pessoas sobre os acontecimentos politico-religiosos da vida romana, o que acabou se tornando um habito, acostumando as pessoas a uma forma fácil de se saber o que se passava.
Ao assumir o consulado, Júlio César, passou a emitir dois periódicos murais: a Acta Senatus, que resumia as decisões e debates realizados em senado e a Acta Diurna Populis Ramani, que levava ordens e informações oficiais para a população.
Essa última com o passar do tempo foi perdendo seu caráter mais oficial de levar informações governamentais e passou e levar também dados sobre a vida privada do governador e sua família incluindo depois fatos do cotidiano e assuntos variádos.
A Acta, devido a ação de copistas, chegava a uma grande quantidade de público, não se concentrando apenas nos murais, mantendo a população sempre abastecida de notícias atuais e com variedade, sendo assim um dos primeiros jornais de foto, só de que mural.
O que significa Jornal
A palavra jornal significa toda e qualquer publicação dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria, sem importar a forma como é passada para o público, temos o jornal impresso, o transmitido pela televisão, rádio, internet entre outras formas de comunicação de informação, jornal é um meio de comunicação que leva conhecimento e informações a todos que o desejam. A origem da palavra viria do latim diurnale que quer dizer diário.
Jornal de poste na internet
Acredito que a maior forma de se representar o jornal de poste hoje, sejam os blog's e microblog's, como Blogspot e Twitter, pelo seu caráter informativo e variado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário