quinta-feira, 31 de março de 2011

Filmes, Correios e Photoshop

Filme
Sentindo que chegou a hora de dar um passo a mais em sua solitária vida a Dra. Kate Forster (Sandra Bullock) deixa o trabalho no subúrbio de Ilinois e parte para um emprego em um agitado hospital em Chicago, o que a deixa triste é ter que deixar a bela casa do lago onde viveu esses anos.

Kate deixa um bilhete na caixa de correio para o novo habitante, pedindo que encaminhe a correspondência para sua nova moradia.

É manhã de inverno de 2006.

Alex Wyler (Keanu Reeves), arquiteto talentoso, porém frustrado que trabalha em uma construção perto de casa, encontra-a maltratada: empoeirada, suja, coberta de ervas daninhas.

É manhã de inverno de 2004.

A casa tem um significado especial para Alex. Numa época mais feliz, foi construída por seu distante pai (Christopher Plummer), arquiteto renomado que sempre priorizou o trabalho, deixando de lado a família. Alex sente-se em paz ali agora e decide restaurar a beleza original do imóvel.

Intrigado, ele escreve para Kate, dizendo que ninguém habitara a casa antes dele. Kate que partira uma semana antes, acha que ele está brincando com ela e devolve com outra carta. E acabam descobrindo que estão no mesmo dia porém com dois anos de diferença. À medida que se correspondem, revelam mais sobre si mesmos, segredos, dúvidas e sonhos, e assim se apaixonam.




O filme brinca com o fato de que duas pessoas, mesmo no século 21, podem se comunicar de outras formas além dos tecnológicos, passando informações e sentimentos para o papel.

Correio
O envio de cartas a muito deixou de ser uma realidade para se tornar algo ultrapassado, há muito tempo que não se tem mais aulas de como escrever uma carta, pois já que não corresponde mais a urgência do Mundo Moderno, servindo apenas para casos especiais e mais formais, como correspondência de bancos, envios de objetos, informativos e correspondências oficiais.

Mesmo com a onda de saudosismo que sempre invade algumas pessoas, como o escritor português José Saramago que falou que “um e-mail jamais será manchado por uma lágrima”, é inegável a eficiência e rapidez quase imediata das novas formas de comunicação digitais.

Parece que a caixa do correio está fadada a receber contas de luz e material de divulgação da Igreja Universal do Reino de Deus (nada contra, que fique claro)!

Photoshop
As imagens desse post mostram a minha primeira incursão no mundo do photoshop, tentando dar um ar mais antigo e ao mesmo tempo mais real, como se fosse realmente uma foto antiga com o ISO (vocês vão estudar isso na aula de foto) bem granulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário